sexta-feira, 15 de outubro de 2010

São Chico do Sul... Cidade linda.

Pier em Vila da Glória
Lá se iam quase trinta anos sem ali pisar. Cheguei por caminho dos menos comuns. Vinha sofrendo os 28 km que separam Itapoá de Vila da Glória através de uma estrada de terra, melhor dizendo, de barro! Fiz uso de uma pequena embarcação comercial para chegar à Ilha de São Francisco. De longe já se percebem alguns edifícios bem antigos, e desembarcando, o ar agradável de uma pequena cidade histórica. Estas cidadezinhas muito me agradam, principalmente após ter vivido em Pirenópolis GO. Descolei uma pensão razoável e de preços módicos, e fui dar comida às mídias sociais, principalmente esta que vcs lêem agora, meu xodózinho, o blogue... A lan hose encontrada era bastante colorida e habitada por senhoritas portando poucos panos e vastos decotes, sem nenhuma economia de maquilagem. Jovens que me pareceram chineses falavam efusivamente em alguma linguagem oriental. Como estávamos muito próximos ao porto da cidade, não me foi tão difícil chegar à conclusão de que estava visitando a primeira prostibulanhouse de minha vida! Pena ter me faltado o senso de fotografá-la. No dia seguinte, após arrumar minhas tralhas sobre a bicle (isso leva um tempo desgraçado!!! e quando acampo piora!) Saí de andada, vidiando e fotografando a bela cidade.
É isso aí Amyr, esse é o cara! (Foto noMuseu do Mar)
Houve mais de um canto que me tentou fisgar, como se São Chico Sereia do Sul me quisesse fazer desviar da trilha e estabelecer ali morada. Conheci a diretora do belo Museu Nacional do Mar, que me apresentou ao seu Raul, senhorzinho franzino e agradável de 83 anos, 70 dos quais dedicados ao mar e ao que o encima, os por nós ditos barcos. Hoje é responsável pela restauração de tudo que é embarcação que mora naquele museu. Com ele travei agradável papo sobre os idos enquanto ele me mostrou inclusive uma canoa que teve talhos cravados por nosso atual presidente, ainda candidato na época. Depois fui, deixando cuidadosamente ali um pedacinho de mim pra voltar buscando numa outra vez.

3 comentários:

  1. Show de bola véinho... essa cidade eu conheço e bem! afinal, foram 11 anos de minha vida ai... descreveu perfeitamente São Chico! hoje estou em minha terra natal, Balneário Camboriú. Se passar por aqui capaz de eu ir nessa jornada contigo :p

    Até breve...

    ResponderExcluir
  2. Cara, passei aí faz tres dias!!! To em Mariscal, se sair correndo daí dá tempo!!! Abração e valeu pelo apoio!

    ResponderExcluir
  3. Erich, belo post! Você nos deu uma grande idéia!
    Estamos buscando um lugar pra morar depois da nossa viagem... quem sabe São Chico do Sul.
    Abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir