quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Bombinhas não existe mais!!!

Alguém aí tem um bagageiro sobrando?
O pequeno balneário parece ter sido assolado por uma chuva de concreto mediocremente organizada em forma de casas, lojas  e pequenos prédios de três a cinco andares. Tudo assim, um colado no outro pra ficar bem lotado... Coisa de velho essa de ficar reclamando dos resultados do progresso, mas é que foi triste a volta vinte anos depois. Já me haviam falado que a coisa tinha construído muito por lá, mas nem isso poupou-me o choque.
A milésima gambiarra a gente não esquece...

O pedal havia sido complicado naquele dia, longo, cansativo, cheio de lombas graves, e com mais uma quebra de bagageiro (perdi a conta de quantas já foram!!!). Como minha milésima gambiarra não surtiu grande efeito, tive que pedalar à noite, de Bombas a Bombinhas com os bagageiros sacolejando no guidão. O trajeto não é longo, mas desta forma foi bem difícil. Desagradável minha surpresa ao descobrir que o camping onde vivi tantos momentos agradáveis muitos verões atrás, cedera lugar a um horrendo condomínio. Passou-me na cuca aquele filminho  de conversas à noite entre os primos e amigos, o ribeirão onde pescávamos pitus, a linda  e voluptuosa namoradinha argentina e a esquadrilha da fumaça que quase fazia as barracas levitarem feito balões!!!

Bombinhas
Mim gosta ganha dinhero
Ali estava eu, exausto e expulso de meu paraíso adolescente. Tive que vencer mais uma lomba para chegar ao camping mais próximo, na praia do Retiro dos Padres. Esse lugar continua lindo, mas ao que ouvi dizer os bons homens do clero já o puseram à venda. Como bem sabemos, estas amáveis gentes embatinadas não são dadas a andar longe de seus cofrinhos. "Mim qué rezá, mim gosta ganha dinhero".

Depois passei alguns dias no apartamento de meus tios na praia ao lado. Mariscal também foi bastante moldada pelo concreto, mas ali houve ao menos um tanto a mais de respeito pela orla marítima, com uma certa distância entre as habitações, bem poucos prédios e somente de até três andares e nada deste ostentatório método alpinístico de se construir morro acima.

Vista do Canto Grande em Mariscal
Só atinei para o fato de que por um longo tempo ali pedalando, parecia haver algum tipo de proibição às casas de um pavimento, até que mais para o canto as vi!!! Mas bem, sempre terei as memórias e a sorte de ter vivido o que ali vivi. As fotos para ilustrar, serão as que me agradam. Até porque não me ocorreu fotografar o desparelhado maciço arquitetônico local. Melhor olhar para o mar cristalino, esquecendo propositalmente de olhar sobre os ombros, e seguir pedalando...

2 comentários:

  1. Que perrengue esse teu bagageiro, vélho! Me fala a marca que vou evitar de comprá-lo. hehehe
    Abraço... Rubiam

    ResponderExcluir
  2. Bombinhas continua linda.. apesar de tudo.
    Não tive oportunidade de conhecer antes da urbanização desordenada que realmente aconteceu, mas posso dizer que é das mais belas que conheço.
    Se tu foste de Porto Belo a Bombinhas de bike, parabéns, aquelas lombas são realmente fortes. Já deve estar com um preparo físico muito bom!

    Faz algum tempo que estou acompanhando o blog, mas esse é meu primeiro comentário.. parabéns pela sua jornada.
    Um dia terei a coragem de deixar tudo pra trás assim também. Boa sorte!

    ResponderExcluir