segunda-feira, 9 de julho de 2012

Caroneando de volta à Argentina

Casinha em superadobe
Estou há uns 12 dias em Cruz de Caña, sul da província de Córdoba no centro da Argentina. Lindo lugar, lindas pessoas... Dando uma força a uns amigos que fiz durante os cursos de Bioconstrução em que estive como voluntário na Patagônia. Eles estão iniciando um centro de Permacultura em uma cidade próxima chamada Las Rosas, e por hora construindo uma casinha em superadobe para um contratante como meio de subsistência. Vivemos em um esquema comunitário bastante agradável, sem horários rígidos e com muita alegria.

Assim vai...
Amanhecer em posto de gasolina perto de Mendoza
Desde Chiloé que venho subindo pelo Chile de carona, e de Santiago pra cá também. Somando uns 2000 km em companhia de tipos absolutamente variados e muitas vezes extremamente divertidos. Um era meio mitômano e depois de muitas histórias incríveis (ao pé da letra, inacreditáveis), me surpreendeu ao dizer que havíamos chegado. Segundo seus cálculos viajaríamos quase 400 km juntos, e só então percebi que mentia inclusive em relação às distâncias!!! Outro falava tão rápido que só me restava abanar a cabeça e rir junto com ele quando algo que contava lhe parecia divertido. Havia o que tinha 4 filhos com três mulheres diferentes aos 27 anos, o prefeito de um lugar chamado Saladillo, um senhor e uma senhora que segundo eles mesmos nunca davam carona, um enólogo, um de Missiones que todo animado me fazia escutar pérolas do pior que a música brasileira pode oferecer, uma família com cachorro que se apertou para que eu pudesse subir, muitas histórias de filhos e famílias, enfim, muita gente de bom coração que me alegro em ter conhecido.

Familinha querida!
Quando iniciei esta jornada, estava todo certo de que faria tudo pedalando. Mas fui percebendo que perderia muitas possibilidades, encontros, retiros, ou mesmo um pouco mais de tempo para estar com as pessoas que se vai conhecendo e afeiçoando-se. Lembro-me sorrindo de um blog que vi em que o cara falava de sua viagem de bicicleta e ao ver o mapa julguei-o pelos trajetos marcados em carona ou em ônibus. Hoje percebo que era uma trama mais do senhor ego, que se transveste de mil formas pra poder dizer “eu fiz”, “eu sou o cara”, “eu pedalei tudo”!!!  Então, agora, contente em viajar como seja conveniente ao momento.

Decoração interior!

2 comentários:

  1. Grande Zela, saudades!!! Faz tempo que nao passo por aqui, mas sempre me alegro de ver noticias novas e SEMPRE positivas.
    Pedalando, Carona, Barco, nao importa, so continue INDO..
    Abs meu caro
    Nadjulas

    ResponderExcluir
  2. Hola Erich !! Una alegría ver la foto de mi familia y el " Defender " en tu Blog !!
    Te seguimos leyendo por aquí, abrazos!!

    ResponderExcluir