sexta-feira, 27 de julho de 2012

Estufa Rocket, o que é... (06/07)

Esquema de combustão parte 1
A Rocket é uma estufa de alto rendimento composta por duas partes, uma é um tubo em J de tijolos refratários com muita isolação térmica. Em uma ponta se faz o fogo, e pela outra ele sai batendo na parte de cima de um tambor desses de diesel que força o calor e a fumaça a baixar para outro tubo que constitui a segunda parte.

Nesta primeira parte, devido ao formato e ao isolamento, a temperatura passa dos 650 graus que é quando ocorre a queima total dos gases ocasionados pela combustão da madeira, e que em estufas comuns escapa sem queimar-se rumo à atmosfera ocasionando alta perda energética. Esse tambor esquenta muito, e assim proporciona calor ao ambiente de forma rápida.

Exemplo de estufa Rockett
Quando a fumaça sai desta primeira etapa do tambor, sua temperatura ainda está à cerca de 150 graus, por isso, ao invés de direcioná-la diretamente a uma chaminé, se faz um tubo por dentro de uma construção de barro, que pode ser um sofá, uma cama, o que seja, somente pra conservar o calor. A fumaça passando por dentro vai esquentando esse banco lentamente, e depois que se apaga o fogo, toda essa massa térmica de barro segue irradiando calor por umas 5 horas.


Assim, uma etapa esquenta rapidamente e a outra conserva o calor que sobra da queima total da madeira. Essa estufa esquenta muito e queima somente cerca de um quilo de madeira por hora. O nome vem do barulho, pois queimando soa um pouco como a turbina de um foguete, mas suave, não muito alto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário