quinta-feira, 7 de junho de 2012

Vipassana

208
Oito meses atrás, quando fui ao Brasil, estive por primeira vez em um retiro de Meditação Vipassana em Miguel Pereira - RJ. Uma primeira experiência desta versão moderna da técnica consiste em dez dias durante os quais os participantes observam silêncio quase total e várias horas de meditação diária passando por uma primeira técnica para “afiar” a mente (Anapana) e em seguida Vipassana propriamente dita.

budha
Na tradição budista, Vipassana é uma técnica de meditação introduzida pelo Grande Buda Gautama há cerca de 2500 anos, que possibilita a percepção objetiva da verdadeira natureza da realidade, ou seja, ver as coisas como elas são. Consiste em transformar-se através da auto-observação introspectiva que permite a compreensão da constante impermanência do universo. Atualmente, S.N. Goenka é o mais conceituado professor desta tradição não sectária que conta com centros em todo o mundo.

imagesNão posso considera-la uma experiência fácil, e muito menos banal, mas certamente bastante gratificante. Em meu caso, particularmente dolorosa. Mas deixa extremamente clara a importância do que ali tratamos, e as consequências caso decidamos ignorar estes sujeitos e seguir vivendo com pouca ou nenhuma consciência sobre nossos modos de agir, sempre reagindo a tudo por desejo ou aversão.

Há dois meses inscrevi-me para um segundo retiro em Putaendo, perto de Santiago no Chile. Como a data estava demasiado próxima para seguir pedalando, sete caminhoneiros me ajudaram a vencer os 1300 km de distância partindo de Castro em Chiloé. Cheguei a Putaendo crendo estar algumas horas atrasado para o horário designado, quando na verdade estava um dia adiantado! Fui muito bem recebido, meditamos e dormimos.

No outro dia pela manhã, pus-me a ajuda-los com as preparações para a chegada dos 70 alunos à tarde. Limpamos tudo e passei à cozinha para colaborar com a janta. Caioia e Caio que se encontravam na organização perceberam que faltariam pessoas para cozinhar, e assim pediram-me se eu poderia mudar meus planos e juntar-me ao time sem nem saber que esta é a profissão com a qual mais trabalhei. Tento escapar, mas a cozinha me persegue!  Eu havia pensado tomar este segundo curso e servir no terceiro, mas a vida aconteceu diferente, como em tantas outras vezes.

Foi uma experiência incrível. Ocorre cansaço e algo de estresse, pois os horários são longos no total diário entre cozinha e meditação, porém o tempo para preparar cada refeição é curto. Mas rapidamente formou-se uma linda interação quase familiar entre os integrantes da equipe. Seguramente, o propósito comum de servir um grupo de pessoas buscando melhorar suas vidas por um aumento de consciência, e consequentemente o mundo através disso, provoca nos servidores um estado mental positivo que faz com que o ambiente de trabalho seja muito alegre e agradável.

Alguns amigos do Vipassana
Agradeço muito a estes tão queridos amigos por esta deliciosa experiência compartilhada. Caio, Caioia, Carolina, Carol, Carmen, Catalina, Eduardo, Aaron, Rodrigo (a nenê), Fernan, Arianna, Andréa, Vero, Tainá, Brenda, Vicente, muchas gracias Hermanos. 

Agradeço também a todos os que sentaram, por seu esforço pessoal em busca de equanimidade e de felicidade, esses passos dados são ganhos para todos os seres rumo a um futuro mais consciente. Foi um enorme prazer servi-los e interatuar com os outros colaboradores. Indico experiênciar Vipassana, sentando ou servindo.

Um comentário:

  1. estive por aqui há alguns dias, mas não registrei presença.
    hoje voltei para deixar um beijo.

    ResponderExcluir