terça-feira, 17 de abril de 2012

Hola !!!


Bahia com Matilde
Nem sei bem por onde começar depois de tanto sem estar aqui. Parece fazer sentido contar um pouco pra trás, senão fica um buraco estranho no tempo do blog, então vamos lá. Depois do último post no ano passado, estive por uns meses no Brasil, visitando e viajando um pouco. Essa ida/volta tão cedo não estava nos planos iniciais, mas planos estão aí pra serem mudados segundo nossas necessidades atuais, verdade? 


Vovó e Seu Hugo Zelazowski em Mendoza
Foi muito agradável estar com as pessoas queridas, mas o que rolou de mais relevante contar dessa viagem foi o trecho Umuarama/Bahia/Umuarama onde pus minha CG 125 ano 82 pra rodar longe pela primeira vez na vida. Pintou um trabalho de consultoria no Hotel Vila Naiá em Corumbau, e como minha motinha Matilde é bastante econômica, pareceu-me que além de curtir o trajeto de 5.000 km ida e volta, iria economizar em gastos. Doce ilusão, pois umas poucas paradas em oficinas mecânicas me fizeram reavaliar esta ideia inicial... Mas adorei a experiência!!! Depois vim com meu pai e minha avó de 90 anos, visitar Buenos Aires e Mendoza. Uma viagem rápida e muito diferente das que estou acostumado a fazer. Mas foi muito agradável estar com eles por estes lados.

A tal Pedra Parada
De Mendoza baixei para El Bolsón para visitar os amigos feitos na temporada anterior e resgatar a Clotilde, já tão impaciente para retornar à estrada. Participei como voluntário em mais um Bioconstruyendo e estive por algumas semanas ajudando e curtindo com o pessoal do Valle Pintado e da Reko. Fizemos um lindo passeio até Piedra Parada, um lugar incrível com uma pedra gigante em pé, em um vale cercado por cânions alucinantes com paisagens desérticas às margens do Rio Chubut. Fiz mais uma turma de amigos/irmãos de caminho, reencontrei muitos do ano passado, e depois de curti-los bastante chegava a hora de pegar o trecho.

Parque de Los Alerces
No dia 07 de abril voltei a pedalar com rumo a Epuyen, 30 km ao sul de El Bolson. Finalmente visitei Marcelina, irmã do Sohar, amigo que conheci em Ibiza em 2008. Ela também vive em uma chácara linda onde trabalham com bioconstrução. Dei uma força aí por uns quatro dias e voltei a rumar ao sul. Nesses últimos dias fiz o trecho entre Cholila, Vila Rivadávia, cruzei o Parque Nacional de Los Alerces e Cheguei a Trevelin, de onde escrevo nesta fresca manhã do dia 17 tomando um bom mate. Este percurso não foi dos mais fáceis, pois boa parte dos kms rodados foi de  cascalho solto e com direito a muitas subidas. Mas, houve dois ótimos motivos para alegrar-me. O primeiro deles é o quão lindas são as paisagens. Uma sucessão incrível de rios e montanhas de tirar o fôlego, muito camping selvagem cozinhando na fogueira, bem como a gente gosta. O segundo foi perceber que este ano e dois meses sem pedalar não me deixaram tão frouxo como imaginava!!! Apesar de não estar fazendo muitos quilômetros diários devido aos acidentes geográficos e à qualidade das vias, percebo que meu corpo está respondendo muito melhor que quando iniciamos esta jornada à pouco mais de um ano e meio atrás. Aí abaixo agora coloquei essa novidade tão requisitada pra dar uma ideia mais  clara do onde/quando da viagem. Vou tentar colocá-lo em cada post, mas não prometo!!!


Longo caminho...
Daqui parto hoje pra Futaleufu no Chile, onde pretendo conhecer Chaitén, a ilha de Chiloé e finalmente começar a rumar norte, de encontro aos aproximados 12.000 km que me separam do Panamá (Pois logicamente, o plano já não é mais fazê-los pelo caminho mais curto, e sim pelo mais lindo e visitando amigos). Ontem completamos 2.500, praticamente estamos engatinhando na jornada, mas vamo lá. Quis dar aqui algum teor objetivo para preencher um pouco a lacuna desse tanto tempo sem notícias. Pouco a pouco vamos voltando ao caráter mais subjetivo da parada que creio ser mais nossa praia. Assim seguimos, um kmzinho após o outro mais próximos da Índia, mas sempre vivendo intensamente o agora. Sejam benvindos, antigos e novos companheiros de estrada, já estava com saudades de vcs! Forte abraço e até breve.

16 comentários:

  1. nossa, eu tava com muita saudade. outro dia mesmo resolvi entrar aqui pra ver se tinha alguma notícia! e agora to feliz pq tem! eba! continue assim, descobrindo, encontrando, amando e nos deliciando. beijo grande fê bochembuzo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surpresa!!! Vim ver o comentário com a certeza de que era da minha mãe!!! Mas pódeixa que jájá ela escreve!!! Beijoca grande Fer, tamos aí!!!

      Excluir
  2. tô aqui! tenho vindo pouco ao computador, por causa de uma gripe forte.
    vim só para buscar notícias tuas. que legal, acompanhando assim mais de perto!
    curtindo junto com você.
    beijo grande
    moms

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mami, benvinda de volta... Bom falar com vc agora pouco... Até Já!!!

      Excluir
  3. Já não sabia mais o que fazer sem ter notícias e sem ter o que contar aos tantos amigos e curiosos que você vai deixando por onde passa! Saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ehhhh Marie!!! Agora tem notícias de novo!!! Também gostei de voltar... Fiquei muito com gostinho de quero mais depois que nos vimos por último... Beijo bem grandão pra Vc, Paulo, Lis e Mel!!!

      Excluir
  4. Eriqueeeeto!!!! Caraca!!!! O parque dos Alerces é bonito pra caraleo, hein!? Fiquei com vontadeeee!!! Pessoal, tá aqui o link no mapa proces entenderem onde este pequeno gnomo dos pampas está: http://g.co/maps/xqe9s

    Amigo, vai com fé aí, que a fé nao costuma faiá!

    Bjos saudosos, mas mais feliz d'ocê estar aí do que aqui!

    Abs!

    Sergião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é bichão, essa Patagônia parece infinita no quesito lugares incríveis! Pena que não vou conhecer por agora os cantos mais pro sul onde vc esteve, mas é bão o gostinho de fica pra próxima também... Daqui to indo pra Ilha de Chiloé que também parece incrível, e desde o parque as paisagens são umas mais lindas que as outras também... Forte abraço irmãozinho querido e até breve!!!

      Excluir
  5. Estaremos acompanhando novamente suas histórias e pedaladas! Abraços meu primoo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Primão, vamos nos falando por aqui, abração pra vc também e até já!!!

      Excluir
  6. Grande Zela...finalmente hein, saudades de suas histórias, estórias, contos e poemas, mas o melhor é saber de vc. Boa jornada meu caro, nos falaremos bastante.
    Nanjulas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe Nandjulas, pensou que eu tinha desistido!!! Nada maninho!!! Bom demais voltar aqui, pq me faz sentir mais perto de vcs!!! Abraço grande e até já!!!

      Excluir
  7. Salve Eric,


    Diogo falando.

    Não sei se o pessoal de EL bolson já falou de lá pra vc, mas vale a pena passar por lá no caminho do norte http://www.elmanzano.org/. Tive lá esse ano, vale a pena demais

    Abraços,


    Diogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Diogo, pessoal do Cidep tinha comentado sim, mas sempre bom lembrar. Estive olhando na rota e está um pouco acima de Los Angeles. Vc conhece o pessoal de lá? Abração!!!

      Excluir
  8. Velho, muito bom acompanhar suas histórias. Seu blog já é leitura obrigatória !! Boa sorte !! Grande Abraço !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Velhinho, que bom cara!!! Seguimos nos encontrando por aqui! Forte abraço e até breve!!!

      Excluir