sábado, 28 de abril de 2012

Parque Nacional de Los Alerces



Linda cascata
Amanhecer violento...
Falei breve no anterior sobre este lugar, mas acho que ele merece mais de atenção. 

Infelizmente cruzei o parque mais rápido do que gostaria, mas deu pra sentir o gostinho, e dá vontade de voltar. Fato é que a data atual já é um pouco avançada pra estar por aqui, começa a esfriar e quanto mais nos adiantamos no outono, maiores as promessas de chuva no sul do Chile, nosso próximo passo. O tempo também não estava perfeito, sobretudo para fotos, o que fez com que estas não estejam à altura do que viram meus olhos. Mas conto um pouco:

Chegando ao tal...
Acampamento
Dormi dois km antes de entrar no parque, fiz fogo, comida, e despertei com um amanhecer de cair o cú da bunda por trás das montanhas ao lado de um lindo lago.

Montanhas
Iniciei o pedal, conversei de leve com o guarda do parque, e iniciou-se uma sucessão de montanhas variadas , peladas, com pinheiros desenhando caminho entre rochas enormes, com camadas de árvores todas vermelhas vestidas de outono, com picos nevados, alerces (arvores centenárias sagradas para os índios Mapuche) gigantescos que se encontravam nas alturas formando tuneis e rios e lagos e mais rios e mais lagos todos belíssimos.

Rio Arrayanes
Outros montes
Isso até avistar o fabuloso rio Arrayanes.
Algo fora do comum. De um tom de verde esmeralda profundo e de águas por hora calmas ou mais animadas pelas corredeiras.

Pé de arrayane às margens do rio
 As bordas do rio são bastante arborizadas, por isso eu pedalava buscando janelas para entrever a beleza do danado. Assim baixei até um camping que o bordeava, e para minha agradável surpresa, pelo fato do pessoal estar ordenando o local para partir no dia seguinte, me foi permitido acampar e tomar uma ducha quente deliciosa sem nenhum custo!!!  E quando baixei mais, meus olhos pouco podiam perto da cena. Fazia sol e chuviscava sobre o rio em uma abertura entre o lindo bosque...

E outras...
No dia seguinte acordei cedo e fui caminhar. Fiz uma trilha bem íngreme que levava ao lago escondido, que era  bem bonito, mas o céu estando todo encoberto creio que não pude percebe-lo tão bem. Por muita sorte, ao baixar, o tempo abriu permitindo-me apreciar um maravilhoso panorama do parque. Baixei e peguei a estrada novamente. A parte mais baixa do parque está um pouco prejudicada pelo assentamento um pouco desordenado de seus habitantes, mas o que levava no coração deste pouco tempo que estive conectado com este parque me fez passar por esta área feliz da vida. Muito bom estar aqui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário