terça-feira, 24 de abril de 2012

Comparando



Há uns meses venho pensando sobre a comparação (La vem o cara pensando!!!). Essa mania que humanos, ao menos ocidentais têm de comparar tudo. Uma sensação veio assim em conversas com amigos sobre lugares visitados, e invariavelmente vinha a opinião de alguém para selar o fato de que tal lugar era mais bonito que outro. Meio normal esse tipo de colocação, mas sem bem saber por que, sempre me incomodava um pouco. E pensando a respeito enquanto pedalava e passava por lugares tão maravilhosos, tantas montanhas, tantos rios e lagos, e todos tão lindos. Porque um teria de ser mais bonito que o outro.

O lugar mais lindo do mundo...
E num amanhecer majestoso enquanto o sol pintava de laranja uma cadeia de montanhas por trás de um lago incrível, caiu-me a ficha de que esse, era o lugar mais bonito do universo! E nem por isso, outros lindos lugares soltos por aí são menos belos. O lugar mais lindo então deve ser aquele que nos permite emocionar, conectar e silenciar nesse momento único em que aí estamos, e sua característica deslumbrante não rouba em nada a cena de nenhum outro. Na verdade quando alguém se põe a pensar nas infinitas maravilhas que compreende o corpo de nossa enorme mãe comum, a terra, a simples ideia de comparar soa bastante ridícula.

Mas disso foi nascendo qual flor o sentir de quão pouca lógica há em comparar. Era algo de que já me havia convencido a nível intelectual, mas me faltava internalizar este pensamento, passa-lo ao nível mais profundo do sentimento. E essa linha tirada do novelo pela percepção de que um lugar não é objetivamente mais bonito que o outro, me pareceu provocar essa união pensar/sentir sobre a questão. Por isso trouxe isso aqui, pois alguns de vcs que já sabem bem disso estarão contentes por minha pequena conquista, e para outros a quem essa ideia está menos clara talvez por ser mais nova, pode haver aí alguma sementinha boa buscando o solo fértil do seu coração.

Ou será esse???
Perceber que somos educados desde pequeninos pra separar, categorizar e comparar tudo. Colocar toda e qualquer maravilha do universo dentro de caixinhas etiquetadas que nos permitem ‘’entender ‘’ as coisas, mas que na realidade, nos separam de sua essência. E depois aplicaremos isso que aprendemos a tudo o que nos rodea, pessoas, lugares, países, animais, vegetais, comidas, sentimentos, pensamentos, enfim... E alguém pode nos parecer melhor que outro alguém por certos parâmetros predeterminados do que nos parece mais ou menos válido enquanto centímetros de uma régua social imaginária. Mas passamos ao lado da realidade dessa pessoa, da possibilidade de sentir e conectar-se com esta alma que aí está. O mesmo serve a meu ver para qualquer outra coisa, o simples fato de comparar transforma uma flor em uma ideia, e nessa transformação o que concebemos por flor perde a magia que se pode sentir ao ver, tocar, cheirar, sentir e conectar com essa mesma flor, e já nos impede de conhecer sua essência, pois existe um preconceito.


Parece-me que muito do que nos incomoda, sem necessariamente se fazer perceber claramente, em nossos tempos provém deste mal arraigado em nossa cultura. Do fato de estarmos sempre comparando tudo, como se houvesse a necessidade de um melhor, um vencedor, um campeão. Acho apropriado o momento, estando às vésperas de uma nova era, para que possamos reavaliar essa conduta social. Onde poderemos chegar caso decidamos/lembremos que somos todos campeões, que todas as flores são lindas, e que o lugar mais lindo é sempre aqui e agora.



8 comentários:

  1. Ta tarde e o texto é muito longo..para variar...hahaha. Zela meu caro, só queria falar que adorei o odometro, mais completo e interessante que imaginei, e ainda vou querer pensar que vc só colocou para eu parar de te encher. Deposi leio com calma...abs, NANDJULAS.

    ResponderExcluir
  2. Querido Erich,
    você escreve muito bem, gosto muito do que vc escreve, junte tudo e terá um livro maravilhoso!
    Beijos, saudads
    Regina Labbate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gosta Regina! Quem sabe algum dia não vira mesmo livro...
      De qualquer maneira, só assim pra sair um livro pq se dependesse da minha memória tava perdido!!! Beijão e até mais.

      Excluir
  3. Que bom ler isso tb!!! Feliz por agradar!!! Beijo

    ResponderExcluir