segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pitacos de realidade

Acelerando
Agora vai!!! Indoàíndia acelerando total... Bom, ao menos se compararmos aos padrões anteriores de uma viagem homônima e de igual percurso feita pelo mesmo protagonista durante o mesmo período. 300 Km em cinco dias e contando!!! Com morrebas homéricas, areões gravemente movediços, temperaturas inclementes sob um tórrido sol escaldante, tudo diante das fuças inertes de hordas de veranistas embasbacados com tanto brio e fugacidade.

Pra ser bem sincero, os veranistas em geral tendem à nos olhar (pra quem é novo aqui, por nós compreenda-se "eu e minha bicle Clotilde") com um certo desdém, e até afastam-se um pouco, como se tais idéias pudessem lhes contagiar os miolos amolecidos pelo sol obrigando-os a pedalar eternamente rumo a não sei onde!!! E eu que procuro fugir dos hábitos de generalizar, julgar e mal dizer, me descontenho ao notar e compartilhar com vocês o quão abundante me parece estupidez generalizada do veranista padrão. Desculpem-me, pois não busco aqui em nada o caminho da violência, mas sinto saudades de estar viajando fora da temporada, quando quem está ali, ali pertence, sendo dali ou não.

Grande Thobias...
Mas, voltando ao molho, acordando na casa do Thobias, desajunamos e parti rumo ao Ribeirão da Ilha, local que me agrada particularmente. De lá tomei um barco para a Praia do Sonho, depois Siriú por um morro com vistas e ladeiras de tirar o fôlego e finalmente Garopaba onde dormi. Alguns litros de mate com um colega de camping gaúcho me impediram novamente de sair cedo. Com sol forte na cuca fui até Laguna. Passei meio rápido por ali, pois abundavam os veranistas com seus respectivos aparelhos sonoros automotivos, mas muito me agradou o centro antigo. Dormi em um camping bem agradável e acordei muito cedo, mas ao arrumar a bagagem percebi uma nova ruptura no recém soldado bagageiro traseiro. E ali se foram umas boas 3 horas da gambiarra mais inacreditável que já operei nesta viagem, e quiçá na vida!!! Foi como se Chico Xavier sussurrasse os passos cirúrgicos em meus ouvidos com o próprio espirito de Macgayver encarnado em seu corpo!

Heitor e sua simpática pousada
Após a balsa fiz amizade com o Heitor e acabei conhecendo sua simpática pousada iniciante na praia de Ypuã. Rumei então para uma sofrida pedalada por estradas de terra com aqueles murundunzinhos formados pelo vento e que nos impedem de avançar a mais de 8 por hora enquanto degustamos diferentes variedades de poeira gentilmente oferecidas pelos agradáveis veranistas em 4X4 que passam à milhares de quilômetros por hora. 

Vista de sobre a duna
Chegando ao Camacho comecei a pedalar pela praia, bem mais agradável apesar do vento sul entrando, o que também impede maiores velocidades. 5 km depois uma imponente duna convidou-me à dormir ao seu lado. Subi-lhe a encosta para perceber belíssimas cores pintadas pelo sol nas nuvens. Tomei um banho salgado, fiz um rápido couscouz com tomate, cebola e alcaparras, lambuzei-me as assaduras com hipoglós, e dormi agradavelmente ao som da chuva e das ondas.

Bem cedo estiquei-me um pouco na praia, ordenei as bugigangas, e pus o sul na cabeça. Quis sair da praia um pouco para evitar o vento e acabei por dar uma volta de uns 25 km!!! Mas, como há beleza em todos os lugares, esse caminho também era belo. Passei por Jaguarúna, Chuveirão (os nomes das praias são algo!!!), e voltei a pedalar pela areia. Fui bem por uns 20 km, e então vieram uns 6 de areia mole completamente inadmissíveis!!! Perdi a paciência e xinguei muito, para logo após rir de mim mesmo. 

Meio necessária quando se está sozinho essa brincadeira de ser o idiota e o sábio, me parece um tipo salutar de esquizofrenia de combate à solidão... Ali faltavam poucos quilômetros até o Rincão de onde escrevo. Fui muito bem recebido e sem custos pelo João Pedro em um camping lindo que beira um lago incrível. Tirei o dia para revisar um pouco a Clo que estava empanada de areia e cheia de assaduras ferruginosas, escrever bastante pela primeira vez em semanas, tomar uns mates e descansar. Beijo a todos, e entre uma e outra divagação punhetofilosófica prometo voltar com pitacos de realidade.

Pra quem for pro lado de Laguna, recomento a Pousada Quinta do Ypuã do Heitor em uma belíssima praia, contatos emwww.quintadoypua.com.br 
Já na região de Içara/Balneário do Rincão, o Parque Verde é uma ótima opção, com piscinas, toboáguas, chalés e camping. www.parqueverde.com.br

2 comentários:

  1. adorei! me diverti muito!
    muitos beijos, vai com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Erich, como está a sua caminhada? Tenho acompanhado, aliás quero dizer que gosto de ler o que vc escreve!! Queria saber novidades... Inclusive se você está bem. Muita força, sorte, alegria!!!
    Bjooo

    ResponderExcluir