quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ontem foi assim... (aka - a mais concentrada aventura da minha vida, talvez!!!)

A primeira subida...
Foi cedo o despertar, não muito. Saí do chalé onde dormira com a esperança de embarcar-me até a Juréia, pulando assim alguns montes, pois meu joelho reclamara. Logo soube impossível, e pus-me a subir o morro. Este quase me mata, mas foi-se. Parei por um tempo na sede da Estação Ecológica da Juréia para as necessárias autorizações. O diretor do parque, Roberto, sujeito de muito boa índole ajudou-me  como pôde. Segui viagem, e logo veio a estrada de terra com bons trechos de lama. O caso é que eu nada sabia então, Sobre os 120 Kg que somos, eu, as malas e Clotilde. Assim penso chamar minha bicle (acho bike muito importado, direi bicle, mas aceito pitacos a respeito do nome Clotilde).

Todos esses quilos logo fizeram quebrar meu bagageiro chinês dianteiro (não pude encontrá-lo de outras nacionalidades!), freando minha bicle bruscamente. Ali aprendi minha lição número um a respeito de pedais que se prendem aos pés: São extremamente contra indicados em casos de lama e terrenos acidentados. Parada a bicle, eu com os pés presos caí um tombo deveras ridículo e nem portanto pouco doloroso. Estava em maus lençóis, não fosse um gentil jovem que vivia por ali arrumar-me um parafuso para repor o roto. Assim fomos, até que a garoa fininha nos visse diante de uma enorme e íngreme subida cascalhada. E assim sofri...

Gambiarras.
Passou de carro então o Enoque, rapaz sorridente que me levaria de barco até o povoado do Prelado. Não saiu de graça a brincadeira, mas desta vez era imperativo o subterfúgio naval pois os morros à frente eram intransponíveis dadas nossas condições físicas, logísticas e morais. Íamos de saída pelo mar quando um alegre e aprazível senhor nos veio com uma idéia bastante lógica. Caso seguíssemos pela intricada malha fluvial da Juréia, chegaríamos a nosso destino em tempo semelhante, mas sem o oneroso inconveniente de enfrentar os domínios de Posseidom em uma mínima lancha. E depois era só pegar uma trilha de fácil acesso e lá estaria o povoado.

O passeio de barco pelos canais da Estação foi delicioso. Lindo era o lugar que me reservava surpresas inimagináveis. Entramos em alguns braços de rio errôneos, mas finalmente acertamos. Agora era só uma questão de ficar de cuecas e atravessar um pântano com as malas nas costas e lama até o joelho. Do outro lado despedi-me de Enoque e apressei-me em montar as bagagens na bicle, pois os raios solares já se faziam escassos. Foi quando percebi que o bagageiro traseiro (talvez até proveniente da mesma região que o dianteiro) também estava quebrado. O tempo de fazer uma gambiarra foi suficiente para afugentar o restante da luz. Viva as lanternas chinesas!!!

Canais da Juréia.
A trilha começou bem, mas assim que o escuro se fez completo começaram os pontos de barro e pequenos riachos lamacentos que me obrigavam a molhar os pés e fazer força para empurrar a bicle. Torcia para que não houvesse muitos mais destes pontos, mas parece que meus votos em nada influenciavam o caminho, pois logo vieram poços de lama de se enterrar até os joelhos com galhos, cipós, arvores caídas, enfim... Foram tombos e quedas de todos os jeitos e hoje vos escrevo bastante dolorido!!! Mas, aquilo havia de acabar era meu pensamento, foi quando caiu-me o parafuso do bagageiro dianteiro, aquele de logo acima no texto. Me consolava o fato de não ter caído novamente devido à lição anteriormente aprendida a respeito de pedais que se prendem aos pés. E que Deus abençoe o momento em que Beto Araújo de Matramba e Silva retirou-me da ignorância a respeito das fitas Hellerman. Por mais uma vez, seus colossais poderes gambiarrísticos me haviam salvado!!! No total, aquela inocente trilha de que me havia falado aquele agradável senhor impedindo-me de desembarcar por mar diretamente no povoado, resultou em duas horas de lama e hematomas no breu de uma noite que ainda havia de ver uma linda lua. Cuidado com os agradáveis senhores eu vos digo!

Grande Reginaldo!
O fato é que cheguei. Alquebrado e lamacento, parei em uma casa para me informar à respeito de como chegar ao mar para acampar-me. A amigável pessoa que me atendeu demonstrou-se mui hospitaleira, cedendo-me uma parcela de seu gramado, um chuveiro quente, comida e uma boa dose de calor humano junto à seus colegas e familiares. Dormi cedo e acordei cansado, mas mais pronto que nunca para continuar...

5 comentários:

  1. the bigger the cushion
    the sweeter the pushing...

    ResponderExcluir
  2. hahaha não sei se eu dou risada quando você escreve ou se eu penso puxa vida primo aonde você se meteu... Todos os dias to aqui olhando o blog dando risadas e te desejando boa viagem !

    ResponderExcluir
  3. Pois é Erich...
    A ausência de serras na sua trip costeira não foi mto bem como o "planejado".
    As estradas são mais vazias, mas tb, menos estruturadas, o que para 120kg deve fazer uma imensa diferença.
    Os ajustes serão feitos a todo tempo, pois vc está conhecendo a Clotilde de verdade agora. Antes era aquele namoro, mas casamento é diferente! Hehehehe.
    Tô conferindo seus passos daqui, mandei as fotos, espero que as tenha recebido.
    Ventos a favor...
    Abrass.

    ResponderExcluir
  4. Meu filho, apesar de todos os contratempos, não posso deixar de me orgulhar do estilo literário.
    Deus te acompanhe.
    beijos da mamãe

    ResponderExcluir
  5. Zela,

    Deixa o pedal do pé de apoio mais folgado!!!!!

    Abç, Baratta

    ResponderExcluir